Atividades sobre futebol - Operário

Texto da professora Luciana Freitas.

Antes de apresentar o jornal a turma, observei que ele trazia muitas informações sobre o time de Ponta Grossa, o Operário, então escolhi esse tema, muito falado entre os meninos, mas ao pensar em desenvolvê-lo, lembrei do time de futebol feminino, que está em destaque e iniciei o trabalho, separando a sala em grupos heterogêneos.

Lemos a reportagem, que por sinal, estava em destaque no jornal.

Quando os meninos viram o tema escolhido,festejaram.

Conversamos sobre o que lemos e pesquisamos o significado de algumas palavras, para que as meninas se situassem,mas algumas sabiam do que falávamos.

Criamos a definição de futebol na visão da cada aluno, após o cartaz completo, observei que eles estavam interessados no tema.

Em seguida apresentei um cartaz, contendo frase sobre futebol e pedi que desenhassem uma bola e  pintassem a seu gosto.

Fizemos também uma tabela e um gráfico contendo o resultado da votação dos alunos em seu esporte favorito.

Tivemos uma conversa animada sobre times de futebol e eles participaram com muito entusiasmo,comentei sobre meninas que gostam de futebol e sobre o time feminino,onde citaram inclusive o nome da jogadora Marta.

Apresentei o emblema do time do operário, conversamos sobre as informações sobre o time e separei os grupos novamente em meninos e meninas, dando a atividade de cada um criar o seu emblema, e sua ficha informativa.

também pintaram imagens de meninas jogando bola e colaram em um cartaz.

Fizeram uma entrevista com uma pessoa de sua casa, sendo perguntas relacionadas a futebol.






















Comentários